O QUE É MASSAGEM?

VIVA MELHOR!

SINTA-SE BEM!


A massagem é mencionada como uma forma de tratamento nos registros médicos mais antigos e seu uso persisti durante toda a história escrita. Textos médicos, filosóficos, poéticos e históricos mostram que alguma forma de fricção era utilizada desde a mais remota antiguidade nas culturas em todo mundo e que as técnicas de massagem faziam parte de sua cultura médica.

Quase todas as grandes culturas antigas do mundo descreveram com certo detalhamento, os usos e benefícios da massagem que freqüentemente era combinada com outros tipos de tratamento tradicional, sobretudo os tratamentos por banhos. As culturas egípcia, persa e japonesa, enfatizam muito o uso da massagem e destes tratamentos correlatos.

Os gregos antigos usavam amplamente a massagem para manter a saúde física e assegurar uma beleza duradoura.

Os romanos herdaram boa parte da tradição da massagem dos gregos e essa prática era amplamente utilizada especialmente em conjunto com banhos quentes. Galeno (131-121 D.C), o médico mais famoso do Império Romano, escreveu extensamente sobre o tópico da massagem, tendo descrito diversos modos pelos quais a massagem poderia ser administrada.

O uso da massagem teve continuidade no início da Idade Média, porém sua prática sofreu algum declínio na Europa e na Ásia e durante esse período foram abandonados muitos aspectos da cultura e práticas antigas até que durante o século XVI, alguns métodos mais antigos da prática médica voltaram a ser empregados. Avanços no estudo da anatomia e fisiologia possibilitaram que os cientistas da época compreendessem mais acerca dos efeitos e usos de algumas dessas tradições mais antigas.

Habitualmente, considera-se que a era da massagem moderna teve início no começo do século XIX, quando muitos autores estavam defendendo a massagem e criando seus próprios sistemas. Por volta de 1900, técnicas modernas de massagem médica estavam em uso na maior parte do mundo desenvolvido e certamente continuaram a ser utilizadas nas culturas mais antigas.

Atualmente as técnicas de massagem são utilizadas na promoção de uma sensação geral de relaxamento e bem-estar. As técnicas de massagem mais gerais podem ser chamadas de “massagem recreacional”, para promoção da saúde e repouso do espírito, mediante o relaxamento e o divertimento e “massagem terapêutica”, como o que se refere a ciência e a arte da cura.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s